Quando investimos em algo devemos pensar muito bem nos prós e contras desta aplicação, tudo para evitar arrependimentos, o que significa perder dinheiro. Investimento para iniciantes deve ser ainda mais pensado e estudado, por ser tudo muito novo.
Para quem está entrando agora no mundo dos negócios é preciso saber que existem várias formas de investir o dinheiro e fazer rendê-lo, mas é preciso tomar cuidado para não ver todo o seu dinheiro, acumulado durante anos, ir para o ralo.
Mostraremos três segredos que ninguém te conta sobre os investimentos para os novatos. Leia com calma, pondere e no fim do texto você terá outra visão.
Investimento para iniciantes: o que analisar?
Primeiramente, entenda os termos técnicos do mundo dos negócios. São conceitos básicos que fazem parte de qualquer aplicação, desde um título de capitalização até uma franquia.
Risco
Qual é o risco do investimento dar errado e você perder tudo? Este é o principal fator e, se você é iniciante, talvez seja melhor não apostar em algo tão arriscado – procure algo mais controlável e previsível.
Retorno
Quando você investe é por que quer ver o dinheiro render. Mas em quanto tempo você terá esse retorno almejado? Será rápido ou demorado? Avalie o investimento para saber o prazo de retorno.
Nem tudo que reluz é ouro
O investimento para iniciantes traz ‘pegadinhas’, por isso essa escolha pode sair caro se não prestar atenção. Existem vários modelos que prometem rendimentos rápidos e altos, mas isso envolver alto risco.
Está na moda, por exemplo, falar em investir em ações na Bolsa de Valores. Porém, este é um mundo cheio de variáveis (mercado, preço do dólar, clima político e crises), e se você é iniciante e não conhece muito, é um risco muito grande, mesmo com possíveis rendimentos altos.
Além disso, existem os golpes que prometem ganhos altos, como recentemente tem a pirâmide do bitcoin, que prometiam e prometem um rendimento fixo muito acima do mercado.
Convenhamos que, não existe milagre para ganhar dinheiro a curto prazo, mas sim, muito trabalho e estratégia a longo prazo!
O franchising de longe é o melhor investimento
Um investimento para iniciantes bem mais fácil de prever e de controlar é o franchising. Por mais que você não entenda da operação do negócio, do produto ou do mercado, a franqueadora tem a obrigação de te ensinar tudinho e promover treinamentos.
Mesmo em tempos difíceis, as franquias se mostram uma boa opção. Na pandemia da Covid-19, segundo a ABF (Associação Brasileira de Franchising), foram abertas 3,3% a mais unidades no primeiro trimestre de 2021, do que o mesmo período do ano anterior.
Agora, antes do coronavírus, o cenário também era de crescimento. O balanço da ABF apontou um aumento nominal em receita de 6,9% em 2019. A expansão de novas unidades foi de 5,1% e a geração de empregos pelas franquias subiu 4,8%.
Pare, compare e invista em uma microfranquia
Mas aí você pode se perguntar: “Eu não tenho tanto dinheiro assim para uma franquia, o que fazer?” Saiba que o mercado de microfranquias está em franca expansão no Brasil. Elas são modelos de negócio com um investimento de até R$ 105 mil.
No Brasil, atualmente, existem 600 redes que operam oferecendo os modelos de microfranquias. E geram rendimentos incríveis aos seus franqueados!
Apesar de todo negócio ter riscos, os da microfranquia são menores, porque você estará acompanhando de perto o negócio, trabalhando nele e, como diz o ditado, “é o olho do dono que engorda o boi”!
Se você comparar as microfranquias com outros investimentos, irá perceber ser o melhor negócio. O investimento é baixo e, por isso, o retorno dele é rápido, em menos de um ano e meio.
A TRATABEM é a microfranquia do rede iGUi, maior fabricante do mundo de piscinas em fibra de vidro, e voltada para serviços como manutenção, assistência técnica e tratamento de piscina, além da venda de produtos para tratamento.
Na pandemia, houve um crescimento nas vendas de piscinas no Brasil e, consequentemente, o aumento da demanda por serviços e produtos de limpeza. Portanto, investir na TRATABEM e começar com o pé direto! Quer saber um pouco mais, fale com um de nossos consultores!