Como abrir uma franquia e qual é o melhor mês para a abertura?

franquia

Quando estamos na dúvida de como abrir uma franquia, tudo deve ser questionado e analisado com muito cuidado para dar tudo certo. Desde qual franquia escolher e até o melhor mês para abertura. 

Isso mesmo! Dependendo da franquia, até o mês de abertura deve ser pensado para que comece com um bom faturamento e não perca, de repente, alguma sazonalidade do setor escolhido. 

Por isso, continue a leitura, pois vamos te mostrar como abrir uma franquia, quais as preocupações que deve ter, até mesmo no período de início de funcionamento. 

Por que investir em uma franquia?

Investir em uma franquia é a certeza de que você não irá começar um negócio do zero e que poderá ter lucro já no primeiro mês de funcionamento. 

Isso porque, ao optar por um modelo de franquia, você investe em uma marca já conhecida no mercado, que tem um público fiel, que conhece o seu produto. 

Resumindo, você investe em algo que já deu certo, muitas vezes em grande escala, com unidades em várias cidades. O modelo de negócio está comprovado e testado. 

Por isso, você pode até ser um investidor iniciante ou ter experiência que não sairá do zero, tendo que fortalecer a sua marca, captar clientes, fazer com que eles conheçam seu produto. 

Com a franquia, você terá apoio na administração da sua unidade, poderá tirar dúvidas sobre as questões contábeis e terá treinamento para operar da mesma maneira que a franqueadora. 

Tudo isso conta a favor na hora de abrir um negócio, de saber que você investe em algo que deu certo e que não está sozinho na administração. 

Qual é o melhor mês para a abertura?

Muitas vezes pode parecer indiferente o mês que você vai abrir a sua franquia, mas isso pode ser fundamental para começar com o pé no acelerador nas vendas. A resposta pode ser até meio lógica, como “Hoje!” ou então “O mais rápido possível”. Mas prestar atenção em algumas datas pode te ajudar. 

Mas antes de pensar em quando, pense em o quê? Isso porque o segmento que você escolher pode ter uma demanda linear, enquanto outros, uma sazonalidade muito acentuada. 

Se você busca uma franquia de piscinas, o verão seria o período ideal na compra do produto, mas seria interessante você ter a loja em um período anterior, já que há a demanda de instalar a piscina. 

No Brasil, o costume é a abertura de franquias antes do Natal. Segundo a ABF (Associação Brasileira de Franchising), 60% das aberturas de franquias no país acontecem neste período.

Não é só por causa das compras de presentes, mas também está muito relacionado com a injeção de dinheiro na economia por causa do 13º salário. 

Por isso, antes de pensar em um mês específico, analise o seu segmento, mas o principal: esteja com tudo preparado. Não inaugure na correria!

Principalmente pela questão do atendimento. É importante sua equipe estar bem treinada e preparada para atender, porque um cliente insatisfeito com o atendimento dificilmente retorna. 

Quais são as etapas para abrir uma franquia? 

Não é apenas o período de abertura da franquia que o investidor deve pensar, aliás, isso é uma dúvida que se deve ter mais para o fim de todo o processo.

O importante é percorrer todas as etapas para abrir uma franquia com paciência e responsabilidade, buscando o conhecimento para não errar. 

Por isso, as principais etapas para abrir uma franquia são:

  • Analise com o que gostaria de trabalhar;
  • Escolha um perfil de negócios;
  • Avalie o capital para investimento;
  • Procure uma franquia;
  • Analise os concorrentes;
  • Leia a COF (Circular de Oferta de Franquia) atentamente;
  • Converse com franqueados;
  • Escolha um ponto ideal;
  • Entenda o papel do franqueador;
  • Assine o contrato.

Como escolher uma franquia que combine com o seu perfil?

Ao pensar em como abrir uma franquia, o mais importante é você ter o autoconhecimento sobre o que quer fazer. Este momento é fundamental para evitar frustrações no futuro. Essa análise de você mesmo irá te orientar a escolher determinado setor de franquias e a marca. 

O empreendedor deve reconhecer suas qualidades e seus defeitos como empresário e, com isso, buscar conhecimento técnico para melhorar o que acredita ser ruim. Se você é comunicativo e gosta de lidar com pessoas, você pode optar por uma franquia de venda de produtos, como a iGUi.

Somos líderes na produção e venda de piscinas de fibra de vidro no mundo, com mais de mil unidades em dezenas de países. As vendas de piscinas bateram recorde nas vendas no ano passado. 

Além disso, temos alguns modelos de franquias, como TRATABEM, Splash e iGUi, para todos os públicos e com diferentes valores de investimentos. 

Se você busca investir em uma franquia de sucesso, preencha o formulário que vamos entrar em contato com você!

Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Populares

Posts que você também pode gostar

franquia rede igui
Franquia

Quanto custa uma franquia da iGUi?

Quer abrir uma franquia da iGUi, mas não sabe o quanto de investimento você precisa para dar esse importante passo