Como avaliar a franquia? Confira 5 indicadores de desempenho essenciais!

Quando o objetivo é fazer um investimento, é preciso analisar cuidadosamente se vale mesmo a pena. Seja em alguma atividade pessoal, profissional, dinheiro e também em uma franquia.

E falando em franquias, é preciso conferir alguns indicadores de desempenho da marca para você não investir seu dinheiro em algo que talvez não vá te trazer um retorno. Então, de forma resumida, os indicadores são a mostra de que a empresa é saudável financeiramente.

Mas se mesmo vendo esses indicadores você não souber analisá-los, neste texto, vamos te explicar como fazer isso de maneira bem fácil. Então, acompanhe e confira!

Indicadores de desempenho para franquias

Quando você vai comprar um carro, você faz um test drive primeiro para saber se está do seu agrado, certo? Então, no mundo dos negócios, esse teste seria os indicadores de desempenho.

Se você analisar os cinco indicadores a seguir, já terá uma boa noção se a empresa prospera e se vai atingir o sucesso desejado.

Veja quais os 5 indicadores de desempenho

  1. Custo de Aquisição de Clientes (CAC): É importante avaliar quanto custa trazer um cliente para o seu negócio, para ver se os investimentos feitos não estão comprometendo o seu lucro. Dessa forma, para fazer o cálculo, divida o total de custos com o marketing e vendas pelo número de novos clientes.
  2. Ticket Médio: Qual é o valor médio de cada venda realizada? O ticket médio indica quanto cada cliente gasta, em média, dentro de sua franquia. Divida o volume total de vendas pelo número de clientes.
  3. Retorno sobre o Investimento (ROI): Esse é um dos principais indicadores e serve para descobrir o retorno sobre o investimento. Pode ser usado para analisar a quantia gasta para abrir a empresa, ou valores investidos em uma ação específica. O ROI de uma franquia deve conter a taxa de franquia, o capital de giro, os custos para montar a loja, os royalties e outras taxas que a franqueadora possa cobrar.
  4. Taxa de conversão de vendas: Qual a porcentagem de oportunidades criadas que se transformou realmente em vendas? Essa pergunta inclui na resposta a qualidade e eficiência da equipe de vendas. Se 100 pessoas procuraram seu negócio e 95 compraram, que ótimo. Mas e se apenas cinco compraram? Essa métrica ajuda a encontrar problemas na franqueadora ou com um vendedor, a fim de encontrar o que tem melhor e pior desempenho. Ela também pode estar atrelada a outro indicador, o de volume de vendas.
  5. Net promoter score (NPS): Se o cliente comprou seu produto, qual é o nível de satisfação dele? Essa pergunta é respondida com esse indicador. Assim, o resultado ajuda o franqueador a entender o impacto da compra do cliente, se foi positivo ou negativo. Para isso, é preciso fazer uma pesquisa de satisfação com os clientes.

Como avaliar esses indicadores?

Com tantos números em cima da mesa, como avaliar esses indicadores de desempenho? Então, uma boa saída para mensurar é analisar por períodos. Por exemplo, calcule o volume de vendas ou a taxa de conversão por vendas por mês, semestre ou ano. Ela é crescente ou decrescente? Um dos meses sempre é ruim para vendas, outro sempre bom?

Por isso, esses dados não podem ser coletados apenas uma vez. É preciso ser feito periodicamente. Se teve alguma campanha especial, faça a análise dela.

Mais do que apenas mensurar, os indicadores ajudam a identificar problemas na franquia. Afinal, ter os números e não fazer nada para melhorá-los é perda de tempo. Onde estão os gargalos da empresa? Os desperdícios? O que pode ser melhorado? Qual o ponto forte?

Faça gestão dos números

É claro que quem mede tudo às vezes acaba esquecendo o porquê estava medindo. Dessa forma, com muitas métricas, você se perde e todo o trabalho pode ter sido em vão.

Quando avaliar uma franquia, analise os objetivos que você busca atingir ao investir nela. Com isso, veja quais métricas você pretende trabalhar. Outro erro comum é medir as ações. Mas o importante é medir os resultados.

Você vai analisar a produção de um funcionário medindo o tanto de horas que ele trabalha ou o quanto ele entrega de resultado?

Franquias que estão há mais tempo no mercado já têm esses indicadores de desempenho consolidados e com um longo histórico. Por isso, investir em uma delas é mais certeiro na hora de trazer o retorno desejável.

Se a empresa franqueadora também é líder do mercado em que atua, também mostra que você terá bons indicadores. Muitas pessoas investem em franquia para diversificar os investimentos, por isso, escolher uma empresa sólida é o melhor caminho.

E então, ficou interessado em investir em uma franquia? Entre em contato com conosco pelo nosso formulário e fale com nossos especialistas para tirar suas dúvidas!

Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Populares

Posts que você também pode gostar

franquia rede igui
Franquia

Quanto custa uma franquia da iGUi?

Quer abrir uma franquia da iGUi, mas não sabe o quanto de investimento você precisa para dar esse importante passo