Como funciona uma franquia: saiba tudo antes de adquirir a sua!

Como funciona uma franquia

A franquia é uma boa opção para quem busca investir e, principalmente, diversificar sua renda. Mas muitos não sabem ainda como funciona uma franquia.

De modo geral, a franquia é um sistema que uma empresa, a franqueadora, comercializa para interessados a sua marca, infraestrutura e todo o know-how adquirido durante os anos de funcionamento.

Neste texto, vamos te explicar como funciona uma franquia e quais são os benefícios de se investir em uma! Acompanhe!

O que é franquia?

A franquia é um modelo de negócio no qual o empreendedor adquire o direito de usar a marca, a estrutura, os produtos e todo o conhecimento da empresa. O conceito e a imagem da marca são replicados em diferentes locais.

A rede franqueadora concede ao franqueado uma parcela do seu negócio. Com isso, o investidor compra o direito de abrir uma, digamos, “filial” daquela empresa. Nesta relação, os dois lados têm direitos e obrigações para que a unidade operada seja franqueada.

O franqueador precisa repassar o direito de comercialização de seus produtos ou serviços, além de conhecimento por meio de treinamentos. Tudo isso deve ser seguido de acordo com a Lei de Franquias.

Antes do contrato, por exemplo, o franqueador precisa passar ao franqueado a circular de franquia, que é o documento com todas as informações sobre a franquia.

Na parte do investidor, o franqueado assume os custos de montagem e operação da loja franqueada, além de pagar para a franqueadora por usar a marca e o conhecimento, por meio de royalties e outras taxas.

Como funciona o modelo de franquias?

Uma franquia funciona como uma relação de confiança e de interdependência entre o investidor e a marca, ou seja, o investidor tem a independência de gerenciar sua unidade, mas conta com o suporte da franquia.

Como dissemos, para ter esta unidade franqueadora, o empreendedor compra o direito de usar a imagem da marca e, para isso, paga os royalties ao franqueador. Este valor é baseado muitas vezes no faturamento bruto.

Apesar de o franqueado ser dono da sua unidade, ele precisa seguir normas e padrões instituídos pela marca, como layout da loja, da imagem da marca, dos produtos etc.

Em contrapartida, o franqueador dá suporte ao investidor disponibilizando manuais da marca, infraestrutura, produtos, treinamentos e capacitação. O objetivo é que o empreendedor conheça profundamente a marca.

Quais os benefícios de ter uma franquia?

Ter uma franquia é bom para os dois lados, tanto para o franqueador como para o franqueado. Mas, para o investidor, o mais importante é não precisar começar uma empresa do zero.

Por exemplo, se você sonha em ter uma loja de piscinas, você pode investir em uma franquia deste setor. Com isso, você começará a empresa já com um conhecimento e marca conhecida no mercado.

Outros benefícios são:

  • Troca de experiência com outros franqueados;
  • Acesso a treinamentos exclusivos;
  • Suporte técnico, administrativo e financeiro;
  • Marketing institucional;
  • Modelo já experimentado e comprovado.

Para você que é investidor, isso faz os riscos de o negócio não dar certo caírem drasticamente, porque estará montando um negócio já testado e comprovado em outras cidades.

5 dicas para conhecer antes de comprar uma franquia

Agora que você sabe o que é uma franquia e quais os principais benefícios de ter uma fica mais fácil decidir. Mas, antes disso, queremos te mostrar 5 dicas que você precisa analisar antes de investir. Confira:

  1. Identifique-se com a empresa: sabe aquela expressão “vestir a camisa da empresa”? Isso também é importante em uma franquia, ou seja, você precisa gostar da marca que está investindo;
  2. Pesquise: depois que você escolher sua marca, pesquise sobre a franqueadora e sobre o suporte que ela oferece aos franqueados;
  3. Estude a lei: o negócio de franquias tem até lei, a Lei de Franquias. Não deixe de estuda-la para conhecer os seus direitos e seus deveres;
  4. Escolha o local: um ponto comercial ideal para o seu negócio te ajudará muito a atrair clientes. Pense nisso, e a franqueadora pode até te ajudar na escolha;
  5. Coloque tudo na ponta do lápis: faça as contas do valor que você tem e do real custo de abrir a franquia. Coloque tudo no papel para não ser surpreendido pelos gastos.

Então, agora que você está por dentro de como funciona uma franquia, poderá ter mais confiança em investir em uma!

A iGUi tem vários tipos de franquias para todos os tipos de investidores, como as microfranquias ou as franquias tradicionais. Se você quiser saber mais sobre o assunto, preencha nosso formulário!

Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Populares

Posts que você também pode gostar

franquia rede igui
Franquia

Quanto custa uma franquia da iGUi?

Quer abrir uma franquia da iGUi, mas não sabe o quanto de investimento você precisa para dar esse importante passo