Como se organizar financeiramente para investir em franquia?

Como se organizar financeiramente

Ter o próprio negócio é o sonho de muita gente, mas para ele não virar um pesadelo é preciso se programar, principalmente no que diz respeito ao dinheiro. Mas, afinal, como se organizar financeiramente para isso?

Este é o primeiro passo para você conseguir investir em uma franquia: se programar para ter o capital financeiro necessário para abrir o negócio e, depois, para mantê-lo com uma boa saúde financeira.

Fique tranquilo! Vamos trazer neste texto algumas dicas importantes para se organizar financeiramente e investir em uma franquia de sucesso!

Conheça os custos do investimento

Antes de investir em uma franquia, precisa ficar claro para você quais são os custos envolvidos. Então, faça um planejamento bem detalhado de quanto dinheiro precisará para isso. Alguns dos custos mais comuns são:

  • Taxa de franquia: é o custo para entrar no negócio, permitindo o uso da marca, suporte e toda a capacitação que você terá do franqueador;
  • Compra de produtos: se sua franquia tiver produtos para vender, você terá que ter um capital mínimo para abastecer sua futura unidade;
  • Custo de estrutura: esse valor pode variar bastante. Ele diz respeito a toda a estrutura de uma unidade, como computadores, ferramentas e maquinário etc.;
  • Ponto comercial: você tem um local próprio para abrir a unidade? Muito bom! Mas se não tiver, calcule os custos com o ponto, como aluguel, taxas e impostos;
  • Custos fixos: procure estipular todo o custo fixo, desde o menor valor. Água, luz, internet, aluguel, salários. Tudo isso deve estar bem especificado e é bom ter um capital reservado para isso nos primeiros meses;
  • Custos variáveis: uma coisa certa é que imprevistos sempre acontecem. Além disso, tem outros custos que podem variar, então sempre deixe uma margem de segurança para estes custos. Lembre-se: ter uma reserva de emergência é sempre interessante.

Poupe dinheiro para conseguir o investimento necessário

Assim como na vida pessoal, nenhuma empresa consegue sobreviver por muito tempo sem um planejamento financeiro. Mesmo com todo o suporte de um franqueador, se você não se organizar com o dinheiro terá problemas no futuro, podendo até ter que fechar a franquia.

Primeiramente, você vai precisar organizar a sua vida financeira pessoal. Você gasta mais do que ganha? Ou sabe quanto ganha por mês? Se precisar, consegue cortar gastos?

Quando estamos no vermelho na conta bancária, muita gente tem medo até de olhar a conta, mas isso não vai fazer o vermelho sumir. É preciso assumir as rédeas da situação.

Cortas gastos banais pode ser a primeira opção, mas buscar uma fonte de renda extra pode ser mais vantajoso! Isso feito, você deve começar a poupar o dinheiro para conseguir o valor necessário. Mas sempre pense no valor mais a reserva de emergência.

Estude o mercado no qual vai atuar

Ter uma organização financeiramente também envolve um estudo de mercado quando falamos de franquia. Afinal, isso faz você compreender em que mundo entrará. Ele será um guia para determinar que tipo de ação tomar.

Com o estudo, você vai conseguir identificar qual será o seu público-alvo, quais os concorrentes na sua cidade e os principais comportamentos de compra dos clientes. Avaliando o mercado, a empresa que abrir alcançará os resultados e poderá criar estratégias para futuras ampliações.

Empreenda em algo que você tenha afinidade

O sucesso da sua franquia não é apenas ela faturar alto, ser referência na sua cidade e bater metas. O sucesso também depende se você estar feliz fazendo o que faz!

Por isso, é essencial você empreender em algo que tem afinidade, que realmente goste. Seja você um empreendedor por necessidade, seja um investidor ampliando renda, escolher uma franquia que você se identifique é fundamental. Isso aumenta as chances de seu negócio dar certo e até de diminuir os custos com capacitação.

Agora você sabe como se organizar financeiramente! Isso é saudável para você e sua franquia. Com planejamento, você evita estresse, perda de tempo e de dinheiro, focando no que realmente importa.

A iGUi, por exemplo, conta com uma equipe de especialistas para te ajudar a ter um planejamento, não só financeiro para abrir sua franquia, como também na escolha do ponto e do layout. Além disso, você conhece todos os custos da operação.

Então, se você busca investir em uma franquia que é líder de mercado mundial há mais de 25 anos e que tem unidades espalhadas por todo Brasil e exterior, preencha nosso formulário que uma equipe nossa entrará em contato!

Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Populares

Posts que você também pode gostar

franquia rede igui
Franquia

Quanto custa uma franquia da iGUi?

Quer abrir uma franquia da iGUi, mas não sabe o quanto de investimento você precisa para dar esse importante passo