5 graves erros que um franqueado não deve cometer

Lei de Franquias

O portal Terra publicou recentemente uma matéria com 10 erros infantis cometidos por franqueado. Para não cair no mesmo erro, listamos aqui neste post 5 fatos para serem evitados. 

Confira!

1º erro: Comprar uma franquia para trabalhar menos

Esse é um erro clássico e, infelizmente, muito comum. Uma franquia nada mais é do que ter seu próprio negócio, com certas vantagens de aprendizado, claro, mas ainda assim, um negócio próprio. 

Logo, se “é o olho do dono que engorda o boi”, no caso da franquia, é a “barriga no balcão” que pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso.

Esse é um erro estratégico fatal, porque uma das piores situações e que é o caminho para o insucesso do negócio é a frustração das expectativas geradas. 

O desencantamento recai como uma rocha na vontade de trabalhar no negócio e isso degrada o resultado da empresa.

2º erro: Assinar o contrato sem ler

Vamos lá: tirando os contratos de adesão (como os de telefonia, abertura de conta bancária, etc.), todo e qualquer contrato deve ser lido antes de ser assinado. 

Na verdade, mesmo os de adesão deveriam ser lidos, a questão é que não adiantaria muito porque eles não podem ser modificados. Mas com franquias, não. 

Tem que ler, entender, analisar e, somente se tudo estiver do jeito que se entende por certo e justo, seguir para as assinaturas. Se não, simplesmente não assine.

3º erro: Assinar o contrato achando que “não vai valer”

Assinou, não leu… já dizia o ditado. Assinou o contrato, ele valerá. Assinar o contrato com a convicção de que essa ou aquela cláusula não terá efeito é tão desonesto quanto usar a desculpa de que o contrato era de adesão. 

Mas, afora o fato de ser sim, premeditadamente desonesto, é também de uma estupidez sem tamanho, porque o contrato assinado faz lei entre as partes. 

Acreditar, por exemplo, que a cláusula de não-concorrência não surtirá efeitos, é mera ilusão.

4º erro: comprar produtos “por fora”

Quando se ingressa numa rede franqueada, uma das vantagens almejadas – e reais – são as negociações em volume, proporcionadas justamente pela união de várias unidades franqueadas. 

Outro benefício presente em muitas redes é o fornecimento centralizado por meio de centrais de distribuição. 

Ao iniciar, o franqueado compra produtos e insumos dos fornecedores homologados pela franqueadora, mas, ao longo do caminho, começa a querer comprar produtos de outros fornecedores..

5º erro: trabalhar sozinho, como se não fizesse parte da rede 

Existem franqueados que, após um curto espaço de tempo, entram no modo “adolescente” de operar sua unidade franqueada, passando a trabalhar como se fosse uma loja totalmente independente. 

Não seguem as orientações da franqueadora, não permitem que consultores adentrem sua loja, realizam promoções de maneira individualizada, perdendo justamente aquilo que os faziam mais fortes e que talvez tenha sido um dos pontos principais pelos quais inicialmente se interessaram pelo sistema de franquias.

Leia, pesquisa, inspire-se

produtos para limpar piscina - franqueado
Inauguração da unidade da Tratabem em Aquiraz/CE

Uma ótima opção para quem quer ser um franqueado de sucesso é buscar informações em livros importantes do mercado editorial. 

Na 27ª edição da Bienal Internacional do Livro de São Paulo, um dos maiores eventos literários da América Latina, realizada em maio deste ano, foram lançadas muitas novidades do segmento de negócios.

A Pequenas Empresas e Grandes Negócios preparou uma lista com 5 indicações. Confira.

As Empreendedoras de Marselha: Escrito por Roberta Chaves, empreendedora e especialista em gestão empresarial, “As Empreendedoras de Marselha” reúne dicas para quem deseja tirar do papel o sonho de construir o próprio negócio. 

Franchising Estoico: Este livro de Rodrigo Abreu, máster-franqueado da AlphaGraphics Brasil, faz uma uma análise sobre o mundo dos negócios e os princípios atemporais do estoicismo. Além disso, a obra aponta como a resiliência, ética e sabedoria podem ser aplicados de forma prática para enfrentar os desafios desse ambiente competitivo e complexo.

Empregabilidade Exponencial: De Daniel Moretto, “Empregabilidade Exponencial” traz ao público um compilado de histórias para profissionais que desejam se destacar no universo corporativo. Passando por tópicos como: incertezas do mercado de trabalho, como superar as barreiras do etarismo e formas de abrir as portas para novas oportunidades nos negócios.

Chefe de Mim: Escrito pela empreendedora e influenciadora digital Nathalia Arcuri, “Chefe de Mim” revela quais os caminhos e oportunidades disponíveis para as pessoas que trabalham de maneira independente. Além disso, o livro também conta com dicas para aqueles que almejam caminhar rumo à estabilidade financeira, de modo a sugerir uma divisão objetiva entre a vida pessoal e o meio corporativo.

People First: O empreendedor Marcelo Toleno traz em “People First” os três pilares para um negócio ter uma boa performance em pessoas, cultura e gestão. A obra é indicada para lideranças a fim de entender como montar um time engajado e motivado a conquistar resultados exponenciais.

Gostou do conteúdo? Aproveite para conhecer todas as vantagens de ser um franqueado TRATABEM e empreenda na sua cidade, transformando este ano de 2025 realmente novo para você.

Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Populares

Posts que você também pode gostar