A piscina é um dos maiores sonhos de consumo da maioria dos brasileiros. Mas, além do espaço e do investimento para ter uma, é necessário também um grande cuidado ao longo do tempo, para garantir que ela seja sempre um espaço de diversão e reuniões com as pessoas que você ama.
E um dos cuidados mais importantes é, obviamente, com a água! Afinal, a água da piscina precisa receber tratamentos e limpezas constantes, não apenas pela saúde de quem utiliza a piscina, mas também para ela estar sempre pronta.
Um dos produtos responsáveis por manter a água sempre limpinha são os filtros de piscina.
Por isso, nesse post, vamos falar sobre filtro de areia e poliéster. Quais as vantagens, funcionamento e como comprar. Confira!
Filtro de areia ou poliéster: quais as diferenças?
Para responder essa pergunta, primeiro precisamos entender as características de cada um. Veja:
Filtro de areia
Os filtros de areia são simples. Eles possuem um tanque preenchido com uma camada de areia especial que atua como elemento filtrante. A água da piscina é bombeada através desse meio filtrante – onde as partículas e impurezas ficam retidas.
De tempos em tempos – a depender de fatores como marca, tamanho da piscina e quantidade de uso -, esse filtro precisa passar por um processo chamado de retrolavagem, sendo a limpeza da areia e, com isso, remover as impurezas que ficaram retidas.
Algumas vantagens do filtro de areia são:
- Baixa manutenção: a principal manutenção necessária para o filtro de areia é a retrolavagem para a remoção das impurezas que ficaram na areia. E esse é um processo relativamente simples.
- Durabilidade: Com a manutenção adequada, os filtros de areia podem durar muitos anos, mesmo em piscinas com muito uso.
Filtro de poliéster
A principal diferença é o meio filtrante. No caso dos filtros de poliéster, os cartuchos de poliéster são utilizados como meio filtrante. Dessa forma, a água da piscina passa através desses cartuchos, onde as partículas e impurezas são capturadas.
Diferentemente do filtro de areia, aqui não é necessário o processo de retrolavagem, mas sim a remoção dos cartuchos que podem ser limpos e até mesmo substituídos periodicamente.
Vantagens do filtro de poliéster:
- Mais eficiente na filtração: Os filtros de poliéster são mais eficazes na remoção de partículas finas do que os filtros de areia. Isso resulta em uma água de piscina mais limpa.
- Fácil manutenção: Apesar de a manutenção do filtro de areia não ser muito complexa, a manutenção dos filtros de poliéster é ainda mais simples: basta remover os cartuchos e limpá-los ou substituí-los conforme necessário.
- Economia de água: Esse é um grande benefício do filtro de poliéster. Como não há retrolavagem – utilização da água da piscina para limpar, como no filtro de areia -, os filtros de poliéster são muito mais econômicos.
- Higiene: Outro ponto importante é que alguns filtros de poliéster (como o PRATIC da iGUi) podem ser lavados facilmente em uma máquina de lavar. Isso aumenta a durabilidade do produto e a eficiência da higienização da água da piscina.
Filtro de areia X Filtro de poliéster: Qual é o melhor?
Como você viu, a escolha entre um filtro de areia e um filtro de poliéster depende de alguns fatores, que podem incluir o tamanho da sua piscina, o tipo de sujeira que você enfrenta e seu orçamento. Atualmente, os filtros de areia são mais populares no Brasil, mas isso se deve muito a um certo desconhecimento sobre os benefícios que os filtros de poliéster oferecem!
Vale lembrar novamente que os filtros de poliéster são uma melhor opção, pois apresentam:
- maior potencial de limpeza e retenção de resíduos;
- facilidade na limpeza e maior tempo de uso (geralmente o dobro em relação ao filtro de areia);
- pouco gasto de água para limpar (o filtro de areia gasta a água da piscina e descarta muita sujeira na rede de esgoto);
- manutenção: o filtro de poliéster pode ser trocado pelo próprio usuário, enquanto o filtro de areia precisa de manutenção ESPECIALIZADA;
- o filtro de poliéster é mais ecológico e fácil de manusear do que o filtro de areia;
- e pode ser usado em piscinas de vários tamanhos, enquanto o filtro de areia é mais eficiente em piscinas menores.
Ou seja, os filtros de poliéster são muito melhores, e não custam muito mais caro do que um filtro de areia. Sendo assim uma ótima opção custo-benefício, trazendo tranquilidade para os donos de piscina, com mais facilidade para limpar, e o mais importante: uma água mais limpa e prontinha para ser usada!
Veja também: [SEM ERRO] Saiba como fazer manutenção de piscina
Conte com a iGUi para achar o filtro certo para a sua piscina
Nesse post, você aprendeu um pouco sobre como funciona o filtro de areia e o filtro de poliéster para piscinas, e viu também que o filtro de poliéster oferece uma maior qualidade no processo de filtração da água, além de dar menos trabalho com manutenção.
A iGUi, uma das maiores redes de franquia de piscinas do mundo, trabalha com uma linha de filtros de poliéster que facilitam a manutenção e garantem aquela água limpinha para você curtir um dia de sol com a sua família sem preocupações!
Acesse nosso site para conhecer a linha completa de soluções e produtos de piscina da iGUi e cuide da sua piscina do jeito que ela merece!