Franquia ou negócio próprio: o que é mais seguro e rentável?

Muitos brasileiros perderam o emprego devido à pandemia, o último número do IBGE apontava para 14 milhões de desempregados, mas o que seria desesperador, na verdade, pode virar a oportunidade de ter o negócio próprio.  

Isso porque milhões de brasileiros têm esse sonho e com o saque do FGTS é possível abrir um negócio. Mas aí surge a dúvida: apostar em uma franquia de sucesso ou na própria empresa? O que seria mais seguro e rentável?

Por isso, fizemos este post para te ajudar a ver os prós e contras, além de como funciona cada um destes investimentos, confira!

Negócio próprio x franquia: Características do investimento 

Em primeiro lugar, é importante saber as principais características de cada um dos investimentos. Isso porque, em muitas vezes, alguma delas pode não fazer parte do seu perfil como empreendedor. 

A principal característica de investir em um negócio próprio é ter ciência de que, provavelmente, estará sozinho na tomada de decisão – se não tiver nenhum sócio. Então, desde a criação do nome da marca, até o ponto e toda a administração, tudo estará em suas mãos. 

O que pode ser um pouco assustador se você não é do ramo ou não tem formação em administração de empresas, por exemplo. 

Além disso, terá de buscar fornecedores, parceiros na área de marketing e se inteirar dos impostos.  Tudo isso pode virar uma bola de neve de gastos, por isso fique esperto. 

Já em relação a uma franquia, a franqueadora detalha todo o investimento, que inclui o quanto gastará em produtos, abrir a loja, taxas e impostos. Além disso, mesmo não sendo da área – e muitos não são – a franqueadora oferece treinamentos.

Resumidamente, enquanto no negócio próprio você estará sozinho, na franquia, a franqueadora dará o respaldo e orientação em etapas como:

  • Ponto comercial;
  • Layout da loja;
  • Atendimento ao cliente;
  • Marketing e publicidade;
  • Treinamentos para gerir a unidade;
  • Cursos para aprender sobre vendas e produtos.

Vantagens dos dois tipos de negócios

Vamos trazer neste tópico cinco vantagens dos dois modelos. Vale ressaltar que empreender traz desafios sendo preciso ter objetivos claros e manter o foco na meta, mesmo que demore mais do que se imagina. 

Vantagens de ter o negócio próprio:

  1. Autonomia;
  2. Gestão do tempo;
  3. Trabalhar naquilo que gosta;
  4. Melhores ganhos;
  5. Desafio maior.

Vantagens da franquia:

  1. Começar com marca conhecida;
  2. Apoio do franqueador;
  3. Plano de negócios de sucesso;
  4. Credibilidade do mercado;
  5. Economia na escalada do negócio.

O mercado de franquias está em crescimento nos últimos anos, mesmo com a pandemia. Segundo dados da ABF (Associação Brasileira de Franchising), o total de unidades em operação no Brasil cresceu 5,1% nos últimos anos. 

Por isso, para quem busca um investimento seguro e rentável, a franquia passa ser a melhor opção, com muitos benefícios. O investidor terá todo know-how da franqueadora, que já tem seu mercado testado e aprovado pelo público, sabendo o faturamento médio da unidade, além de ter a Lei de Franquias para formalizar tudo

Conquiste sua independência financeira com a TRATABEM 

Se você busca uma franquia com tradição, credibilidade no mercado e ótimos ganhos aliado a um investimento baixo, a microfranquia da TRATABEM é seu caminho para independência financeira. 

A microfranquia da rede iGUi é focada em manutenção e assistência técnica de piscinas, um setor aquecido mesmo durante a pandemia, com vendas crescendo mais de 100%. Por isso, a procura por manutenção de piscinas deve aumentar M-U-I-T-O.

Quer saber mais detalhes? Entre em contato com um de nossos consultores agora mesmo! 

 

Facebook
Twitter
LinkedIn

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Populares

Posts que você também pode gostar

franquia rede igui
Franquia

Quanto custa uma franquia da iGUi?

Quer abrir uma franquia da iGUi, mas não sabe o quanto de investimento você precisa para dar esse importante passo