Garanta a segurança dos idosos na piscina com essas 5 dicas

cuidados na piscina idosos

Uma piscina em casa ou no condomínio costuma ser sinônimo de diversão para pessoas de todas as idades em dias de verão. No entanto, a falta de cuidados adequados pode levar riscos.

No caso dos idosos o avançar da idade pode torná-los mais propensos a quedas, por conta da maior fragilidade do corpo. Por outro lado, idosos na piscina deverá ser uma realidade cada vez mais comum, dado o aumento dessa parcela da população brasileira.

Práticas como natação e hidroginástica devem ser incentivadas entre as pessoas na terceira idade, pois além dos benefícios motores, relaxam a mente e contribuem para aumentar a capacidade cardiorrespiratória.

Além disso, existe a possibilidade de dividir esses momentos com entes queridos ou conhecer pessoas, aumentando a disposição de vida e diminuindo o isolamento social.

Então, como garantir segurança na piscina para idosos, para que ela possa sempre ser fonte de boas lembranças? Leia as nossas dicas e descubra!

Aumente a acessibilidade


Explicando de forma simples, a acessibilidade é tornar possível que um espaço seja desfrutado por qualquer pessoa com segurança, tenha ela necessidades especiais ou não.

Trazendo este conceito para o mundo das piscinas, devemos pensar que toda a área deve ser pensada e construída de modo a acolher todos os perfis de usuários, dependendo do tipo de locomoção de que uma pessoa necessite, de rampas ou elevadores.

A piscina para ideal para idosos (e até para quem não é) deve ter no máximo 1,4mts de profundidade, o que lhes permitirá ficar em pé sem esforço. Além de que a estatura média das mulheres no Brasil é de 1,60mts, o que faz com que piscinas maiores que 1,40 mts sejam desconfortáveis para meios residenciais.

Ainda sim para idosos, caso ela tenha diferentes profundidades, essas áreas devem ser sinalizadas. Outra boa dica, é construir piscinas que possuem bancos, que podem ser usados para momentos de descanso e também recreação na hora do banho.

Melhore a iluminação e garanta a segurança dos idosos na piscina


Hoje se pensa muito na iluminação por uma questão estética, porém ela também precisa garantir a segurança na piscina ao permitir que todos possam ver seus limites, evitando acidentes. Se possível use lâmpadas de LED, que dão mais claridade mesmo no escuro e gastam menos energia.

Todos sabem nadar?


Certifique-se de que todas as pessoas que usam a piscina saibam nadar, independentemente de idade e estado físico. Ou oriente quem não sabe, a usar coletes salva-vidas em vez de boias de braço (mais fáceis de furar).

Como prevenir as quedas


Aposte num piso antiderrapante que será muito útil na entrada e saída da piscina. Uma dica é que ao escolher este tipo de piso, pode-se optar pela aderência é também o fator térmico, que ajuda a dar mais conforto nos pés durante a passagem pelo deck.

Qualquer dúvida, entre em contato conosco por meio do nosso site. Temos uma equipe especializada pronta para tirar todas as suas dúvidas sobre o mercado de piscinas.

Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Populares

Posts que você também pode gostar