O que é microfranquia e como fazer uma boa escolha?

microfranquia

Com tantas opções no mercado, escolher uma microfranquia para investir se torna um desafio para quem busca entrar neste mundo, seja como empreendedor, seja como um investidor em busca de uma renda extra.

Por isso, estudar a microfranquia se torna o primeiro e mais importante passo na hora de você investir tempo e dinheiro na construção da sua unidade. Você precisa saber no que está investindo para não ter arrependimentos!

Então, preparamos este texto especial para você entender o que é uma microfranquia e o que analisar para fazer uma boa escolha! Aproveite a leitura!

Microfranquia: o que é?

Antes de saber escolher uma boa microfranquia é preciso entender o que ela é! Basicamente, ela é um negócio replicado por meio de franchising e que tem um investimento menor do que a franquia tradicional.

Muitas redes trabalham com este modelo. Além da franquia tradicional, algumas marcas contam com uma microfranquia, com custos menores, em busca de empreendedores que não conseguem investir em uma tradicional ou que preferem a microfranquia.

O valor máximo de investimento para o negócio se classificar como microfranquia é algo em torno de três vezes o PIB anual médio por habitante do Brasil, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF).

Para ser mais prático, esse valor chega perto dos R$ 90 mil. Então, toda franquia que tem um custo abaixo desse valor é microfranquia.

No restante, ela é praticamente o mesmo que uma franquia tradicional, contando com o suporte da franqueadora, com o marketing e com a estrutura disponível para ajudar a unidade.

Quais as vantagens da microfranquia?

Muitas são as vantagens de se abrir uma microfranquia, ainda mais para quem busca empreender ao ter sua primeira empresa. Melhor do que abrir um negócio do zero e enfrentar tudo sozinho é ter um negócio que já foi testado e comprovado.

Além disso, ao ter uma microfranquia, você terá uma marca, no mínimo, já conhecida no mercado. Ela, como citado antes, é mais barata do que a franquia tradicional, então reduz os custos. Quanto ao faturamento, ele pode até chegar próximo de uma tradicional.

Quando você investe em uma microfranquia, você tem todo o treinamento, material de divulgação, know-how da marca e todo o suporte necessário para a sua unidade crescer. Se você precisar também, pode contar com a ajuda da franqueadora para escolher um ponto comercial, porque eles entendem onde o cliente poderá buscar o seu produto.

Com tantas opções, como fazer uma boa escolha?

Primeiramente, antes de pensar sobre qual é uma boa escolha de microfranquia, pense em que setor você gostaria de trabalhar: no de serviços, produtos, educacional, de tecnologia?

Então, faça uma análise pessoal do que você gosta de fazer e do quanto está disposto a gastar de tempo e dinheiro neste negócio? O importante é você encontrar um equilíbrio, avaliando o que gosta de fazer e verificando se isso dá retorno financeiro.

Feito isso, faça um estudo macro agora. Não de você, mas do mercado em que vai atuar.  Um exemplo bobo: Você não vai vender prancha de surf em uma cidade no interior! É preciso pensar no que as pessoas da sua cidade precisam.

Quais são os negócios que poderão ter sucesso na região onde você está? Avalie também a concorrência, se o mercado está saturado ou tem algum nicho em que você possa entrar ou se uma região da cidade não é coberta por esse serviço.

Agora olhando pela parte financeira, não adianta você sonhar com a franquia tradicional se não tem dinheiro suficiente para isso. Uma opção melhor é investir nas microfranquias.

Pense se compense se endividar para abrir uma franquia tradicional, sendo que você pode apostar na micro e ter capital para operar o negócio. Faça uma análise detalhada dos riscos e o prazo do retorno de investimento.

Quais as dicas para não errar na escolha da microfranquia?

Escolher uma boa microfranquia passa por um ponto importante e que já é até regulamentado por lei: a COF (Circular de Oferta de Franquia).

Ela é praticamente um dossiê que o franqueador entrega ao interessado para analisar a franquia, com informações da marca, de como a rede opera, as taxas e as obrigações dela e do franqueado.

Por isso, o primeiro passo para fazer uma boa escolha é: estude a COF. Feito isso, a pergunta que você precisa responder para você mesmo: Está preparado para seguir as normas do franqueador?

A COF é entregue pelo menos 10 dias antes da assinatura do contrato. Este é outro ponto para se estudar. Então, leia todas as cláusulas do contrato com cautela, se não entender nada, procure um advogado especialista.

Se você analisou o que gosta de fazer, estudou o mercado na sua cidade e avaliou bem  a circular e o contrato, é muito difícil você ter feito uma escolha errada da franquia.

Conheça a TRATABEM e entenda por que é o negócio do futuro!

Uma boa opção de microfranquia é a TRATABEM. Ela não exige um alto investimento, com um valor mínimo de R$ 68 mil você já se torna um franqueado e abre sua empresa.

Neste valor, já estão os cursos oferecidos para o franqueado e toda a infraestrutura para abrir a unidade. Mesmo se você não entender nada do ramo, mas gosta do setor, a franquia te oferece todo treinamento e especialização.

O setor da TRATABEM não sofre com a sazonalidade. A procura por assistência técnica e tratamento de piscinas, tanto quanto o serviço como os produtos, sempre segue a sua tendência e tende a crescer.

Portanto, não perca mais tempo e entre em contato com a gente para saber mais detalhes sobre esta microfranquia de uma empresa que está há 25 anos no mercado e é líder no segmento. Estamos te esperando!

Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Populares

Posts que você também pode gostar