O que é ROI? Não feche negócio antes de ler isso…

o-que-e-roi

Quando planejamos abrir um negócio, por exemplo, existe uma série de etapas a serem cumpridas antes de abrir o empreendimento de fato, como produzir o plano de negócios completo.

Para a compra de uma franquia, lançamento de um novo produto ou saber o retorno da sua implantação, é importante levar o cálculo do ROI em consideração antes de tomar qualquer decisão.

O que é ROI?

ROI, da abreviação em inglês do termo “Return Over Investment”, seria em português similar a retorno sobre investimento. É um indicador gerencial muito utilizado para saber se houve resultado financeiro de um investimento realizado.

Claro que o ROI não abrange todas as questões de uma decisão, serão necessárias outras métricas para complementar, mas ele é um bom indicador para a empresa mensurar processos, qualidade, gestão de marketing, entre outros.

Para que serve o ROI?

Basicamente, ele demonstra, por uma fórmula, se o investimento está sendo positivo ou não. Através desse resultado podem ser definidas algumas ações e mensurar de forma prática o resultado dos investimentos.

Se o resultado for positivo, pode ser investido mais recursos em um aspecto, viabilizar novos processos e objetivos, planos a curto, médio e longo prazos e assim por diante.

Caso seja negativo, o resultado ajudará a tomar decisões do que, onde e como o investimento deve ser ajustado, corrigido ou até substituído. 

Como saber se o ROI é bom ou ruim?

Se você comparar um ROI com outro, talvez consiga um parâmetro, mas se duas franquias não tiverem o mesmo prazo de implantação, valor do investimento e manutenção, e outros fatores externos, como público-alvo, não há como traçar uma parâmetro entre os dois.

Fórmula de Cálculo alternativo do ROI

O especialista André Bona traz uma expressão de cálculo expandida para enriquecer a análise de ROI que consiste em multiplicar a margem operacional pelo giro ativo.

“Ela representa a relação entre a lucratividade de um negócio e o giro de seus estoques.” Então, esse cálculo vai mostrar os “retornos obtidos em operações de produção e venda.”

Como funciona o ROI em uma franquia?

Em uma franquia existem outros cálculos que influenciam no cálculo do retorno sobre investimento de uma empresa como:

  • taxa de franquia (valor pago pelos direitos de uso da marca);
  • gestão e prazo de retorno (bons retornos a longo prazo).

Como fazer o cálculo ROI em uma franquia?

Além da taxa de franquia, temos também elementos a serem considerados como:

  • capital de giro (montante mínimo necessário para unidade funcionar);
  • royalties (pagamentos mensais ao franqueador);
  • PRI (prazo de retorno do investimento).

Portanto, o cálculo será: ROI = (R – C / C) – sendo:

R = resultado das vendas (receita)

C = investimento inicial

Após esse cálculo, devem ser feitas estimativas considerando pagamento de royalties, capital de giro, entre outros.

Invista com quem é referência no Brasil e no Mundo!

Investir em uma franquia é mais que só um negócio, é aplicar recursos de maneira planejada, com uma marca renomada, estratégia de marketing e plano de negócios já estabelecidos no mercado.

Eleita a franqueadora do ano de 2014 pela PEGN e pela ABF em 2016, a iGUi tem 3 planos de negócios com payback médio de 18 meses, um ótimo investimento com sucesso comprovado.

A partir de um investimento de R$68 mil, o plano TRATABEM; negócio especializado em serviços, manutenção e produtos para piscinas, com baixo percentual de royalties e propaganda, você terá acesso ao suporte da empresa franqueadora e fornecedores exclusivos.

Conheça também a Splash e as lojas de Piscinas iGUi, com investimentos a partir de R$ 150 mil.

Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Populares

Posts que você também pode gostar

franquia rede igui
Franquia

Quanto custa uma franquia da iGUi?

Quer abrir uma franquia da iGUi, mas não sabe o quanto de investimento você precisa para dar esse importante passo