O que é taxa de franquia e como calcular

Se você já pesquisou por franquias, com certeza já ouviu falar no termo “taxa de franquia”, não é verdade? Afinal, toda franqueadora exige o pagamento dessa taxa na hora da assinatura do contratado. 

Mas, você sabe o que é taxa de franquia?  E para que ela serve? Como é calculada?

Fique tranquilo! Neste post, vamos falar sobre esse importante detalhe no modelo de franchising, e te contar tudo o que você precisa saber. Além disso, vamos mostrar como ela influencia os tipos de investimento que você pode fazer como franqueado.

 

O que é taxa de franquia?

A taxa de franquia é um pagamento cobrado pelo franqueador ao franqueado representando a remuneração inicial do franqueador pelo direito de usar sua marca, sistema de negócio, know-how e outros recursos para abrir e operar uma unidade da franquia.

Ou seja, é a contratação do “pacote” que a franqueadora está te oferecendo, e todas as vantagens que esse modelo de negócios oferece. Vale destacar que ela é geralmente paga no momento da assinatura do contrato de franquia, e em alguns casos podendo ser parcelada.

 

Com isso, sabendo o que é taxa de franquia, é possível ver que ela trabalha para:

 

Cobrir os custos iniciais

Quando você abre uma franquia, você está contratando muita coisa. A taxa de franquia ajuda a cobrir os custos iniciais do franqueador, como desenvolvimento da marca, criação de materiais de marketing, treinamento de franqueados e suporte à abertura da unidade, estoques, etc.

 

Financiamento da expansão

Além da sua própria unidade, a taxa de franquia também ajuda a rede de uma forma geral, proporcionando à franqueadora a continuidade da expansão das franquias, desenvolvimento de novos produtos ou serviços e o investimento em marketing e publicidade, e muito mais. 

Isso a médio e longo prazo é benéfico para a rede e para cada um dos franqueados, com o fortalecimento da marca.

 

Seleção de franqueados qualificados

A taxa de franquia também pode servir como um mecanismo para selecionar franqueados qualificados e comprometidos com o sucesso da franquia, e entendem que o valor é importante para a criação de um modelo de negócios sustentável para ambas as partes.

 

Direito de uso da marca

Qual o principal ponto de comprar uma franquia? Usar toda aquela experiência e conhecimento da franqueadora e aplicar, certo? E isso tudo tem um preço, que envolve também o pagamento da taxa de franquia.

Vale lembrar que um modelo de negócios consolidado faz toda a diferença, especialmente para investidores iniciantes – eliminando o risco de erros. 

 

Com isso, você pode perceber a importância da taxa de franquia. Mas, como esse valor é realmente estipulado? Veja a seguir!

 

Como a taxa de franquia é calculada?

o que é taxa de franquia e como calcular

Você já deve ter notado que os valores costumam variar muito de uma franquia para outra. E isso acontece porque o cálculo da taxa de franquia não é padronizado. Ou seja, ele depende de algumas questões, como: 

  • setor de atuação da franquia;
  • tamanho e renome da marca;
  • benefícios oferecidos pelo franqueador na hora da compra;
  • sistemas e modelos de negócio.

Dessa forma, a taxa de franquia varia muito de uma empresa para outra, pois apesar de as franquias serem um formato padronizado, cada franqueadora possui um modelo próprio com vantagens e desvantagens, e isso tudo é considerado nesse cálculo.

 

Quer ser franqueado? Preste atenção nesses pontos!

Agora que você já sabe o que é taxa de franquia e como ela é a base para esse modelo de negócios. Mas, e para o franqueado, como fica?

É muito importante que o franqueado conheça bem TODOS os detalhes de investimento na hora de abrir uma franquia. Segundo a Lei das Franquias – esses valores são todos constados na COF – Circular de Oferta de Franquia. Ao levar em conta esse valor, tenha em mente os seguintes pontos: 

  • Considere o Retorno: avalie o retorno do investimento (ROI) para garantir que a taxa de franquia está alinhada com o potencial de lucro;
  • Negociação e informações: caso faça sentido e a franqueadora permita, tente negociar ou parcelar, e se informe também sobre juros em caso de atraso/multas;
  • Investimentos: a taxa de franquia é apenas um dos custos iniciais de abertura de uma franquia. É importante considerar também outros custos, como custos com aluguel, reforma do ponto comercial, equipamentos, estoque e capital de giro.

 

Por isso, é tão importante pesquisar bem na hora de escolher uma franqueadora. Por mais que todas tenham alguns serviços padronizados no início do contrato (treinamentos, suporte, uso da marca), algumas taxas fazem muito mais sentido do que outras, dependendo do que é oferecido.

O tamanho e respeito da marca no mercado, o segmento de atuação, potencial de lucros e serviços oferecidos são muito importantes para te ajudar a entrar no caminho do sucesso na hora de abrir uma franquia.

 

Franquia de piscina – Conheça as marcas da IGUI

Franquia IGUI

Como você viu, toda franquia cobra taxa, mas nem toda franquia é igual. E na hora de investir, o renome e know-how da marca são FUNDAMENTAIS. Pensando nisso, a  iGUi, rede líder mundial no mercado de franquias de piscina, oferece TRÊS OPÇÕES de marcas para investimento:

IGUI – Maior fabricante e vendedora de piscinas pré-fabricadas do mundo;

SPLASH – Marca pertencente a Rede iGUi, com objetivo nas vendas dos antigos sucessos de piscinas da iGUi. 

TRATABEM – Franquia completa de tratamento, produtos e serviços de manutenção para todo tipo de piscina.

 

  • Suporte completo da empresa líder de segmento.
  • TOP OF MIND – 25 anos.
  • Mais de 30 prêmios de EXCELÊNCIA pela ABF.
  • Mais de 1200 unidades em todo o Brasil.

 

E agora que você sabe o que é taxa de franquia, acesse nosso site para conhecer mais os nossos modelos de franquia e se prepare para o sucesso!

 

Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Populares

Posts que você também pode gostar