Uma franquia de baixo investimento é opção estratégica para quem busca mais uma marca para franquear ou aos iniciantes no franchising. Com um valor baixo e uma operação enxuta, ela traz rentabilidade para o investidor.
Aliado a isso, a busca por empreendedorismo no Brasil cresce a cada ano, o que aumentou a procura pelas franquias de baixo investimento. Conforme a ABF (Associação Brasileira de Franchising), o aumento foi de 12,8% no último ano.
Quer saber mais? Continue a leitura!
O que é uma franquia de baixo investimento?
Antes de mostrar como escolher uma franquia de baixo investimento, vamos entender o conceito? Este tipo de negócio é uma franquia onde o valor do aporte inicial é bem mais baixo que as franquias tradicionais.
Esse tipo de franquia tem custos menores em relação a outras, tornando-as acessíveis para empreendedores com orçamentos limitados. Dentro deste universo, o valor varia bastante, mas sem ultrapassar a quantia máxima de 105 mil reais.
Entretanto, vale lembrar que o investimento inicial não é o único custo envolvido em uma franquia. Há também os custos operacionais, como:
- aluguel;
- royalties;
- salário de funcionários;
- marketing;
- estoque.
Portanto, analise todos os custos envolvidos antes de investir em uma franquia de baixo investimento, para ter certeza de que ela é viável e trará retorno.
Por que escolher uma franquia de baixo investimento?
Agora que você já sabe o que é uma franquia de baixo investimento, vamos para as vantagens desse modelo de negócio:
- menor risco financeiro;
- acesso a uma marca já estabelecida;
- suporte do franqueador;
- menor tempo de retorno do investimento;
- operacional mais enxuto;
- administração menos complexa.
Ao investir em uma franquia de baixo valor, o empreendedor assume menos riscos financeiros. Além disso, o retorno do investimento é bem mais rápido, até porque o custo operacional é pequeno. Enfim, toda a administração se torna menos complexa do que as franquias tradicionais, mantendo o suporte já conhecido no franchising.
Como escolher a franquia de baixo investimento ideal?
O que se torna estratégico na hora de escolher a franquia para investir é entender qual o modelo ideal para o seu perfil. Além disso, é preciso entender a demanda de mercado, assim como o seu interesse pela marca e produtos.
Por exemplo, Investir em uma franquia de alimentação saudável, sem nunca ter vivido esta experiência, não é um bom caminho para empreender. É claro que você irá aprender no decorrer do trabalho, mas será que você realmente gosta do ramo? Além disso, avalie estes pontos:
Pesquisa de mercado
Faça uma pesquisa de mercado e avalie o que sua cidade, região ou bairro precisa. Isso ajuda a determinar que nicho será ideal para o ponto que vai abrir sua unidade. Além disso, este estudo ajuda a entender o público-alvo e identificar oportunidades.
Análise da concorrência
A pesquisa de mercado ajuda a analisar a concorrência, ponto fundamental para abrir uma franquia. Setores com fortes concorrentes se tornam mais desafiadores de conseguir bons resultados. Entretanto, ao fazer esta análise você conhece os pontos fortes e fracos, preços praticados, entre outros aspectos. Com essas informações, é possível definir estratégias para se destacar.
Know-how da franquia
É interessante conhecer a franquia e avaliar a estrutura, o suporte e como funciona a parte operacional. Enfim, ter ciência do know-how da marca para avaliar se é fácil adequação ou se poderá ter problemas.
Avaliação do modelo de negócio
Ao conhecer o know-how da franquia, o investidor avaliará o modelo de negócio da franquia e, assim, ver se fará sentido para sua rotina. Poderá comprovar como é o sistema operacional, os suportes, cursos e treinamentos.
Escolha do segmento
É essencial escolher um segmento que faça sentido para sua cidade, assim também para o seu perfil de empreendedor. Se você gosta de atendimento, falar com cliente e prestar um serviço, uma franquia deste modelo faz todo o sentido.
A TRATABEM é o modelo perfeito para você!
A TRATABEM é considerada um ótimo modelo de franquia por diversas razões. Em primeiro lugar, a marca oferece um serviço de alta qualidade e de grande demanda – o tratamento de água e manutenção de piscinas.
Isso já garante uma base sólida para o negócio, com um mercado amplo e em constante crescimento. Outro ponto positivo da TRATABEM é a sua capacidade de inovação, com investimentos constantes em tecnologia e novos produtos para oferecer ao consumidor.
Quer mais vantagens? Veja:
Investimento inicial
A TRATABEM tem um aporte inicial a partir de R$ 75 mil.
Retorno sobre o investimento
Uma das principais vantagens da franquia é o retorno do investimento, o qual é muito rápido se comparar com a concorrência. A TRATABEM possui um retorno de 12 a 18 meses, ou seja, menos de 2 anos.
Suporte e treinamento
A franquia garante o suporte e treinamento necessário ao franqueado, tanto é que temos diversos prêmios da ABF pela nossa excelência em franchising. Além disso, contamos com centenas de franqueados espalhados pelo país.
Assistência na escolha do ponto comercial
A TRATABEM tem uma equipe especializada em avaliar e definir com o investidor o melhor ponto comercial para a unidade. Sabemos a importância de ter um bom local, além das dificuldades na negociação.
Expertise da Rede iGUi
Para finalizar com chave de ouro, a TRATABEM é uma franquia da Rede iGUi, maior fabricante de piscinas em fibra de vidro do mundo. Então, a marca tem toda a expertise e a consolidação necessária para fazer o investidor ter rentabilidade.
Invista com a TRATABEM
Nosso modelo de negócio sólido e bem estruturado, com baixo custo de operação e margem de lucro únicas, garante o seu sucesso.
Se você quiser saber mais sobre a marca e conhece detalhes, além da COF, entre em contato com nosso time de vendas. Eles irão trazer mais detalhes sobre o modelo de negócio.