Como funciona uma franquia: saiba tudo antes de adquirir a sua!

Como funciona uma franquia

A franquia é uma boa opção para quem busca investir e, principalmente, diversificar sua renda. Mas muitos não sabem ainda como funciona uma franquia.

De modo geral, a franquia é um sistema que uma empresa, a franqueadora, comercializa para interessados a sua marca, infraestrutura e todo o know-how adquirido durante os anos de funcionamento.

Neste texto, vamos te explicar como funciona uma franquia e quais são os benefícios de se investir em uma! Acompanhe!

O que é franquia?

A franquia é um modelo de negócio no qual o empreendedor adquire o direito de usar a marca, a estrutura, os produtos e todo o conhecimento da empresa. O conceito e a imagem da marca são replicados em diferentes locais.

A rede franqueadora concede ao franqueado uma parcela do seu negócio. Com isso, o investidor compra o direito de abrir uma, digamos, “filial” daquela empresa. Nesta relação, os dois lados têm direitos e obrigações para que a unidade operada seja franqueada.

O franqueador precisa repassar o direito de comercialização de seus produtos ou serviços, além de conhecimento por meio de treinamentos. Tudo isso deve ser seguido de acordo com a Lei de Franquias.

Antes do contrato, por exemplo, o franqueador precisa passar ao franqueado a circular de franquia, que é o documento com todas as informações sobre a franquia.

Na parte do investidor, o franqueado assume os custos de montagem e operação da loja franqueada, além de pagar para a franqueadora por usar a marca e o conhecimento, por meio de royalties e outras taxas.

Como funciona o modelo de franquias?

Uma franquia funciona como uma relação de confiança e de interdependência entre o investidor e a marca, ou seja, o investidor tem a independência de gerenciar sua unidade, mas conta com o suporte da franquia.

Como dissemos, para ter esta unidade franqueadora, o empreendedor compra o direito de usar a imagem da marca e, para isso, paga os royalties ao franqueador. Este valor é baseado muitas vezes no faturamento bruto.

Apesar de o franqueado ser dono da sua unidade, ele precisa seguir normas e padrões instituídos pela marca, como layout da loja, da imagem da marca, dos produtos etc.

Em contrapartida, o franqueador dá suporte ao investidor disponibilizando manuais da marca, infraestrutura, produtos, treinamentos e capacitação. O objetivo é que o empreendedor conheça profundamente a marca.

Quais os benefícios de ter uma franquia?

Ter uma franquia é bom para os dois lados, tanto para o franqueador como para o franqueado. Mas, para o investidor, o mais importante é não precisar começar uma empresa do zero.

Por exemplo, se você sonha em ter uma loja de piscinas, você pode investir em uma franquia deste setor. Com isso, você começará a empresa já com um conhecimento e marca conhecida no mercado.

Outros benefícios são:

  • Troca de experiência com outros franqueados;
  • Acesso a treinamentos exclusivos;
  • Suporte técnico, administrativo e financeiro;
  • Marketing institucional;
  • Modelo já experimentado e comprovado.

Para você que é investidor, isso faz os riscos de o negócio não dar certo caírem drasticamente, porque estará montando um negócio já testado e comprovado em outras cidades.

5 dicas para conhecer antes de comprar uma franquia

Agora que você sabe o que é uma franquia e quais os principais benefícios de ter uma fica mais fácil decidir. Mas, antes disso, queremos te mostrar 5 dicas que você precisa analisar antes de investir. Confira:

  1. Identifique-se com a empresa: sabe aquela expressão “vestir a camisa da empresa”? Isso também é importante em uma franquia, ou seja, você precisa gostar da marca que está investindo;
  2. Pesquise: depois que você escolher sua marca, pesquise sobre a franqueadora e sobre o suporte que ela oferece aos franqueados;
  3. Estude a lei: o negócio de franquias tem até lei, a Lei de Franquias. Não deixe de estuda-la para conhecer os seus direitos e seus deveres;
  4. Escolha o local: um ponto comercial ideal para o seu negócio te ajudará muito a atrair clientes. Pense nisso, e a franqueadora pode até te ajudar na escolha;
  5. Coloque tudo na ponta do lápis: faça as contas do valor que você tem e do real custo de abrir a franquia. Coloque tudo no papel para não ser surpreendido pelos gastos.

Então, agora que você está por dentro de como funciona uma franquia, poderá ter mais confiança em investir em uma!

A iGUi tem vários tipos de franquias para todos os tipos de investidores, como as microfranquias ou as franquias tradicionais. Se você quiser saber mais sobre o assunto, preencha nosso formulário!

Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Populares

Posts que você também pode gostar

Microfranquia

Microfranquias se destacam como excelentes investimentos para 2021

Para quem quer aproveitar 2021 para empreender, as microfranquias são uma excelente opção de negócio. Além de contarem com todas as vantagens comuns às franquias, elas têm muitas vantagens próprias. Confira o texto e veja dicas para que você possa investir nesse modelo sem ter medo!