Franquia ou microfranquia: qual o modelo ideal para você?

O mercado de franquia se consolida cada vez mais no Brasil. Sendo assim, não é à toa que jovens empreendedores buscam investir nesse tipo de mercado, afinal, trata-se de um modelo de negócio certeiro, seguro e rentável.

Assim, ao estudar a opções de investir nesse universo, muitos se deparam com duas opções: franquia tradicional ou microfranquia. Dois modelos de negócio muito parecidos, porém, com seus estilos.

Por isso, para que você possa entender melhor sobre o assunto e fazer a escolha certa, preparamos esse conteúdo exclusivo sobre o assunto, confira!

O que é uma franquia?

De maneira geral, franquia é um modelo de negócio já testado pelo mercado. Isso permite que uma pessoa, o franqueado, explore um serviço ou produto com aval da franqueadora. Além do mais, ela é rentável e não precisa de muito capital para ser aberto. 

Ao abrir uma franquia, o franqueado tem direito a treinamentos e todo o suporte necessário para a abertura da sua unidade. De acordo com a Lei de Franquias, esse apoio deve ser oferecido pela franqueadora, que deve guiar os projetos do franqueado.

Assim, apesar de ter liberdade para a gerenciar sua unidade, como mencionado anteriormente, o franqueado também conta com um modelo de negócio já consolidado. Outro ponto é o suporte da franqueadora para promover o sucesso da sua unidade.

O que é uma microfranquia?

Enquanto as franquias precisam de um alto capital inicial, a microfranquia tem uma proposta um pouco mais enxuta. 

Sendo assim, elas são empreendimentos com investimento de menor valor e baixo custo operacional. Isso possibilita que novos empreendedores, que não possuem capital tão elevado, possam realizar o sonho de serem donos do seu próprio negócio.

Além disso, existem também alguns atributos específicos que diferenciam uma microfranquia de uma franquia tradicional.

Principais diferenças entre franquia e microfranquia

Apesar de fazer parte do mesmo esquema de franchising, existem diferenças entre esses dois modelos de negócios. 

Por isso, se você está pensando em investir, é importante entender melhor as principais diferenças de uma franquia e microfranquia. Dessa forma, fica mais fácil escolher o modelo ideal para você.

1. Investimento inicial

Uma das principais diferenças entre a franquia e a microfranquia é o valor do aporte inicial, que acaba definindo cada um desses modelos de negócio.

De acordo com a ABF (Associação Brasileira de Franchising), as microfranquias possuem um investimento inicial de até R$ 105 mil. Já as franquias têm investimento acima desse valor, sem limite máximo.

Sendo assim, o capital para iniciar uma franquia será sempre maior em relação ao investimento inicial de uma microfranquia.

2. Papel do empresário

Uma franquia é uma expansão da franqueadora. Dessa maneira, é preciso uma estrutura maior composta por um conjunto de funcionários conforme o tamanho da unidade. É papel do empresário focar seus esforços e se dedicar a organizar o time para que tudo ocorra bem.

Já na micro, tudo acontece em uma escala reduzida. Assim, ela pode ser operada por apenas uma pessoa, ou até ser em formato digital, sem a abertura de uma unidade física. Sendo assim, não é necessário  administrar colaboradores. 

3. Local físico

Como mencionamos acima, as microfranquias são mais enxutas e não necessitam de instalações físicas para exercer suas atividades, o que dá ao franqueado a chance de home office. No caso da franquia, é essencial ter um ponto comercial, o que gera gastos maiores e maior dedicação.

O Grupo iGUi

Não importa o modelo de negócio, o rede iGUi trabalha com ambos para fornecer diversas chances de investimento a nossos futuros franqueados. 

Sendo assim, se você prefere a franquia, conheça a iGUi e Splash, dois modelos super rentáveis, além de todo o suporte do grupo iGUi para garantir o sucesso do seu negócio.

Por outro lado, se você procura um aporte inicial mais enxuto, conheça a TRATABEM, a microfranquia da iGUi que garante retorno do investimento de 12 a 18 meses. 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Populares

Posts que você também pode gostar

Não perca nenhuma novidade!

Cadastre-se e receba nosso conteúdo.

Blog iGUi

A iGUi é considerada a maior marca de piscinas do mundo. Nosso trabalho leva o melhor da tecnologia para fabricação de piscinas, unindo sustentabilidade e conservação para trazer excelência e satisfação para todas as pessoas.

Contato

0800 777 4484