O que é a Lei de Franquias? Veja a sua importância na hora de investir!

Lei de Franquias

Desde março do ano passado está em vigor no Brasil a nova Lei de Franquias, criada para organizar a relação entre franqueador e franqueado. Então, podemos dizer que a Lei de Franquias é a norma que rege todos os contratos de franquias brasileiras. Com isso, ela altera alguns artigos da antiga lei, que regulava o setor desde 1994.

E então, você sabe o que diz a nova lei? Qual a importância na hora de investir? Confira no post que preparamos para você tudo sobre este assunto!

O que é Lei de Franquias?

A nova Lei de Franquias obrigou as redes, tanto as brasileiras como as do exterior que atuam no país, a revisar e atualizar seus contratos. As alterações afetaram, principalmente, as informações a serem passadas para o candidato a ser franqueado e ao mercado.

Com isso, há maior rigor também na punição de ofertas de investimentos que não condizem com a realidade da franquia, ou então alguma omissão de informação.

A Lei de Franquias dá total autonomia aos franqueadores e franqueados no que diz respeito aos termos e condições do contrato de franquia, mas, ela eleva o grau de transparência exigido ao franqueador.

A COF

A COF (Circular de Oferta de Franquia) é o documento que o franqueador entrega ao interessado pela franquia com todas as informações sobre a rede. Dessa forma, esta circular é muito importante para uma relação transparente entre as duas partes. Com a nova lei, ela deve trazer:

  • Prazo contratual e condições de renovação;
  • Histórico da marca;
  • Regras de transferência e sucessão;
  • Regras de concorrência territorial;
  • Dados sobre a franqueadora;
  • Balanço e demonstrações financeiras;
  • Estimativa de investimento pelo franqueado;
  • Estimativa de ganhos financeiros.

É por meio destas informações da COF que o interessado na franquia poderá tirar todas suas dúvidas sobre o investimento. Então, a circular deverá ser entregue ao candidato a franqueado no mínimo 10 dias antes da assinatura do contrato ou pré-contrato.

O Contrato de Franquia

O contrato de franquia é o instrumento que define a relação entre o franqueador e o franqueado. Então, quando assinado, o franqueador terá de repassar o know-how dentro do seu negócio e o franqueado se torna responsável por colocar em prática as ações acordadas com a empresa franqueadora. Dentro do contrato tem cláusulas que protegem a marca, garantindo o segredo do negócio e suas particularidades.

As taxas e royalties

Uma das taxas mais conhecidas no mundo das franquias é o royalties, que trata-se de uma cobrança pelo conhecimento que a marca transfere para o franqueado. Os royalties variam muito de rede para rede, mas geralmente é calculado com base na porcentagem do faturamento bruto de cada unidade.

No mercado, em média, os franqueadores costumam cobrar de 4% a 10% do faturamento bruto mensal. Além dos royalties, outras taxas podem existir, como o de propaganda ou taxa de marketing.

Essa taxa é uma contribuição do franqueado para o marketing institucional e outras ações para divulgar a rede. Além disso, vale lembrar que o costume é de cobrar o valor mensalmente, também por uma porcentagem do faturamento.

A importância dessa regulamentação

A nova Lei de Franquias preenche várias lacunas que existiam na relação entre franqueador e franqueado. Uma delas é a obrigação do franqueador de passar para o interessado a lista de todos os franqueados que se desligaram nos últimos 24 meses, não apenas mais dos últimos 12 meses.

Em caso de franquias internacionais, por exemplo, a COF deverá ser apresentada na Língua Portuguesa e com tradução juramentada do contrato, tudo pago pelo franqueador. Lembrando, ainda, que a Nova Lei de Franquias retira também o vínculo empregatício entre empregados do franqueado e o franqueador, o que traz maior segurança ao modelo de negócio.

Um dos grandes problemas do modelo de franquia era a falta de leis para guiar seu funcionamento. Então, agora, com a nova Lei de Franquias, o sistema fica mais transparente e seguro para o franqueado.

Se você se interessa pelo modelo de franquias e busca um investimento seguro nesta área, confira como é a franquia da iGUi e preencha o formulário para que tirar suas dúvidas!

Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Populares

Posts que você também pode gostar

o que é franqueadora
Franquia

Como avaliar a franquia? Confira 5 indicadores de desempenho essenciais!

Quando o objetivo é fazer um investimento, é preciso analisar cuidadosamente se vale mesmo a pena. E falando em franquias, é preciso conferir alguns indicadores de desempenho da marca para você não investir seu dinheiro em algo que talvez não vá te trazer um retorno. Saiba mais sobre esses indicadores!

microfranquia
Microfranquia

Veja como investir em microfranquia com segurança

As microfranquias são uma escolha atraente para aquele empreendedor que não tem conhecimento prévio sobre o mundo das franquias ou não tem muito dinheiro para apostar nessa empreitada. Confira neste texto como investir em microfranquias e ter sucesso!

Franquia

Como saber se tenho o perfil certo para abrir uma franquia?

Antes mesmo de saber se abrir uma franquia é um bom negócio, muitos se questionam se têm o “perfil para abrir uma franquia”. Abrir uma franquia é sim um bom negócio, não há dúvidas. Agora, quanto à dúvida comum entre muitas pessoas a respeito do perfil ideal, neste texto você vai descobrir tudo! Acompanhe!