Quando planejamos abrir um negócio, por exemplo, existe uma série de etapas a serem cumpridas antes de abrir o empreendimento de fato, como produzir o plano de negócios completo.
Para a compra de uma franquia, lançamento de um novo produto ou saber o retorno da sua implantação, é importante levar o cálculo do ROI em consideração antes de tomar qualquer decisão.
O que é ROI?
ROI, da abreviação em inglês do termo “Return Over Investment”, seria em português similar a retorno sobre investimento. É um indicador gerencial muito utilizado para saber se houve resultado financeiro de um investimento realizado.
Claro que o ROI não abrange todas as questões de uma decisão, serão necessárias outras métricas para complementar, mas ele é um bom indicador para a empresa mensurar processos, qualidade, gestão de marketing, entre outros.
Para que serve o ROI?
Basicamente, ele demonstra, por uma fórmula, se o investimento está sendo positivo ou não. Através desse resultado podem ser definidas algumas ações e mensurar de forma prática o resultado dos investimentos.
Se o resultado for positivo, pode ser investido mais recursos em um aspecto, viabilizar novos processos e objetivos, planos a curto, médio e longo prazos e assim por diante.
Caso seja negativo, o resultado ajudará a tomar decisões do que, onde e como o investimento deve ser ajustado, corrigido ou até substituído.
Como saber se o ROI é bom ou ruim?
Se você comparar um ROI com outro, talvez consiga um parâmetro, mas se duas franquias não tiverem o mesmo prazo de implantação, valor do investimento e manutenção, e outros fatores externos, como público-alvo, não há como traçar uma parâmetro entre os dois.
Fórmula de Cálculo alternativo do ROI
O especialista André Bona traz uma expressão de cálculo expandida para enriquecer a análise de ROI que consiste em multiplicar a margem operacional pelo giro ativo.
“Ela representa a relação entre a lucratividade de um negócio e o giro de seus estoques.” Então, esse cálculo vai mostrar os “retornos obtidos em operações de produção e venda.”
Como funciona o ROI em uma franquia?
Em uma franquia existem outros cálculos que influenciam no cálculo do retorno sobre investimento de uma empresa como:
- taxa de franquia (valor pago pelos direitos de uso da marca);
- gestão e prazo de retorno (bons retornos a longo prazo).
Como fazer o cálculo ROI em uma franquia?
Além da taxa de franquia, temos também elementos a serem considerados como:
- capital de giro (montante mínimo necessário para unidade funcionar);
- royalties (pagamentos mensais ao franqueador);
- PRI (prazo de retorno do investimento).
Portanto, o cálculo será: ROI = (R – C / C) – sendo:
R = resultado das vendas (receita)
C = investimento inicial
Após esse cálculo, devem ser feitas estimativas considerando pagamento de royalties, capital de giro, entre outros.
Invista com quem é referência no Brasil e no Mundo!
Investir em uma franquia é mais que só um negócio, é aplicar recursos de maneira planejada, com uma marca renomada, estratégia de marketing e plano de negócios já estabelecidos no mercado.
Eleita a franqueadora do ano de 2014 pela PEGN e pela ABF em 2016, a iGUi tem 3 planos de negócios com payback médio de 18 meses, um ótimo investimento com sucesso comprovado.
A partir de um investimento de R$68 mil, o plano TRATABEM; negócio especializado em serviços, manutenção e produtos para piscinas, com baixo percentual de royalties e propaganda, você terá acesso ao suporte da empresa franqueadora e fornecedores exclusivos.
Conheça também a Splash e as lojas de Piscinas iGUi, com investimentos a partir de R$ 150 mil.