Para você que está considerando instalar uma piscina em sua casa, saiba que existem vários tipos e modelos. Entretanto, se tem uma que se destaca pela praticidade na instalação, segurança e melhor custo/benefício é a piscina de poliéster.
Se você não está familiarizado com esse termo, elas são as chamadas piscinas de fibra. O nome correto deste tipo de reservatório é Poliéster Reforçado em Fibra de Vidro (PRFV). Porém, isso não vem muito ao caso agora. O que importa é você entender as vantagens desta piscina.
Então, continue conosco neste texto que vamos falar como ela é feita, as características e os benefícios de ter uma piscina assim. Vamos lá!
O que são e como funcionam as piscinas de poliéster?
As piscinas de poliéster são pré-fabricados, sendo feita na combinação de poliéster e fibra de vidro. O processo leva o nome de laminação e começa com a construção do molde da piscina no tamanho verdadeiro.
Durante a fabricação, uma camada de fibra de vidro é aplicada sobre um gel e, depois, ocorre a aplicação da resina de poliéster. Assim, o fabricante repete estas etapas várias vezes até alcançar uma espessura desejada na piscina.
Já a instalação se torna mais fácil e barata do que a de alvenaria ou vinil, por exemplo. Os técnicos preparam o local e o solo, realizando o nivelamento. Depois disso, tem a construção da base de concreto ou areia para receber a piscina. O reservatório é fixado ao solo com o cimento.
Quais os principais benefícios das piscinas de poliéster?
Ter uma piscina de poliéster em casa traz vários benefícios desde a instalação do modelo que escolheu. Já citamos algumas vantagens, mas o principal é a alta resistência dela aos efeitos da água e dos raios UV, além da praticidade na instalação.
Durabilidade
As piscinas de poliéster são fabricadas de materiais resistentes, o que dificilmente causará rachaduras e vazamentos. Ao contrário das de alvenaria, quando um rejunte mal aplicado poderá provocar vazamentos no futuro. Além disso, as de poliéster não desbotam e se desgrudam da borda como as de vinil.
Fácil manutenção
Por serem resistentes, elas também requerem menos manutenção do que as outras. O grande diferencial é que a superfície da piscina de fibra é lisa, então as algas não se aderem com facilidade. Isso facilita, por exemplo, na aspiração da sujeira da piscina. Diferente da piscina de alvenaria, que pode enroscar no rejunte e do vinil, quando cria rugas na superfície.
Instalação rápida
Como dissemos, as piscinas de fibra de vidro têm a instalação rápida e fácil em comparação com os outros modelos. Como o modelo é pré-fabricado, basta fazer o preparo do solo e colocar a piscina. Isso dura dias se comparado a de alvenaria, que pode levar semanas ou meses para ficar pronta.
Estética
Por ter uma variedade enorme de modelos, as piscinas de poliéster são esteticamente mais bonitas e personalizáveis. O fato de ter a superfície lisa e azul claro também traz uma aparência elegante e convidativa para um mergulho!
Quais são os diferentes tipos de piscinas de poliéster?
Falando ainda sobre a estética, existem vários tipos de piscina de poliéster, com formatos diversos. Aliás, este é outro grande diferencial em relação às de alvenaria, que demorariam mais tempo e custariam mais por um design diferente. As piscinas de fibra têm os modelos:
- retangulares;
- ovais;
- em formato L;
- de borda infinita;
- personalizadas.
Onde comprar a piscina de poliéster?
Agora que você conferiu que a piscina de poliéster é a melhor opção para instalar em sua casa e desfrutar de ótimos momentos em família, veja onde comprar uma!
A rede iGUi é a maior fabricante de piscinas de fibra de vidro do mundo, com milhares de franquias pelo Brasil. Para você comprar a sua, basta entrar em nosso site e conferir os modelos que temos!
Aliás, se você precisar de manutenção e limpeza para a piscina, a nossa rede possui a TRATABEM, franquia voltada para os serviços de manutenção para piscina de fibra. Entre em nosso site e confira mais detalhes!