Skimmer: o que é, pra que serve, como usar, onde comprar

A piscina tem vários equipamentos básicos para a sua manutenção e limpeza, inclusive, o skimmer é um deles. Apesar de muitas delas não terem, este acessório facilita muito para manter a água cristalina.

O filtro e a bomba são os mais conhecidos quando o assunto é o cuidado com a água, já o skimmer… nem tanto. Ele é de fácil identificação nas piscinas, sendo uma espécie de acesso aberto em uma das laterais da piscina.

Segue conosco neste post que vamos falar mais sobre este equipamento, para que serve e como usar! Confira!

Qual é a função do skimmer da piscina?

Ao ver uma piscina com skimmer, ele não passa despercebido, entretanto poucas pessoas sabem qual é a sua função. Ele é uma cavidade na parede da piscina, parecido com uma caixa retangular, embutida. Muitas pessoas que vão construir uma desconhecem seus benefícios.

O skimmer trabalha como um ponto de coleta e de retenção de resíduos sólidos da piscina. Assim, o serviço dele é recolher coisas que acabam caindo nela com a ação do tempo, como folhas, galhos ou insetos. Tudo é captado pelo equipamento e armazenado nele, deixando a piscina limpa e com melhor aparência.

Isso é fundamental porque, quando uma folha cai na piscina, por exemplo, ela acaba indo parar no fundo dela em alguns dias. Isso acontece com gravetos, insetos e qualquer outro detrito. São estas impurezas que iniciam um processo de decomposição e afetam a qualidade da água.

Outro ponto é que o Skimmer também é um equipamento mais seguro se comparado a ralos convencionais, que tendem a ter sucção mecânica ou por gravidade, podendo prender e ocasionar acidentes graves. O Skimmer não apresenta sucção, sendo sempre a melhor escolha em casas com crianças e animais domésticos.

Quando usar skimmer?

Então, o skimmer ajuda na limpeza da superfície da piscina, retirando qualquer detrito que fique boiando. Assim, a água terá aspecto de limpa por mais tempo, além de não afetar a qualidade da água com a decomposição. Mas, quando se deve usar o aparelho?

Esta pergunta varia muito devido ao local onde a piscina foi instalada. Caso ela esteja próxima a muitas árvores, por exemplo, a frequência será maior pelo excesso de folhas que caíram.

O skimmer iGUi é conectado com a casa de máquinas da piscina, com o acionamento de um motobomba. Assim, o aparelho cria uma corrente constante, que flui por toda a superfície e recolhe a sujeira. Por fim, os detritos ficam presos no skimmer e a água retorna para a piscina.

Dessa maneira, a coleta de detritos com a peneira é minimizada. Na piscina iGUi, o sistema PRATIC funciona como um processo de aspiração total da piscinal, reduzindo o uso do aspirador de piscina, para a sujeiras que ficam no fundo.

Como limpar o skimmer da piscina?

Após feita a limpeza na superfície da piscina, a sujeira ficará depositada em um cesto coletor do skimmer. Para limpá-los é bem fácil, rápido e prático, podendo ser feito pelo próprio proprietário.

Na entrada do receptor há um cesto coletor, onde todas as folhas, insetos e demais detritos ficam depositados. Assim, basta levantar a tampa na borda, removê-lo e lavá-lo com água corrente para eliminar a sujeira. Depois, basta instalar novamente o cesto no skimmer.

Ainda sobre o coletor do skimmer, a filtragem com o poliéster em comparação a filtragem com filtros de areia, o poliéster é 3 vezes mais eficaz. Podendo captar sujeiras muito menores do que um filtro de areia novo. Sendo necessário mencionar que, filtros de areia tem alguma eficácia somente nos primeiros usos, já o poliéster, tem manutenção e troca fácil. 

Skimmer para piscina de fibra

O skimmer é muito útil para quem busca ter uma piscina sempre limpa e higienizada para curtir! Além disso, ele facilita a vida na limpeza, não precisando gastar muito tempo com isso. Agora, você deve estar se perguntando onde comprar?

A rede iGUi vende o aparelho, além de vários outros produtos para a manutenção da sua piscina. Nossa recomendação é a TRATABEM, franquia especializada na manutenção e tratamento das piscinas. Clique aqui e conheça a unidade mais próxima de você!

Aliás, as franquias são ótimas opções de investimento para quem busca ter um negócio próprio ou uma renda extra. A rede iGUi possui três modelos de negócio rentáveis e, o mais importante, com baixo investimento e segurança. 

Veja aqui quais são esses modelos e qual o ideal para você!

Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Populares

Posts que você também pode gostar